Índice
- O que é a segmentação de marketing?
- Gostando do artigo?
- Como realizar a segmentação de marketing de forma efetiva?
- 13. Faça transmissões ao vivo
- 12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio
- 11. Escolha o gênero musical
- 10. Mantenha sua marca consistente
- 9. Conheça seus ouvintes
- 8. Construa Relacionamentos
- 7. Crie um site
- 6. Use as redes sociais
- 5. Tenha visibilidade
- 4. Personalize sua comunicação
- 3. Verifique os acessos
- 2. Mantenha programação atualizada
- 1. Divirta-se!
Atingir seu público-alvo e vender cada vez mais é certamente o objetivo de qualquer negócio, concorda? Para isso, é preciso pensar em quais tipos de cliente seriam perfeitos para a sua solução e, assim, elaborar um plano de marketing capaz de fazer com que sua marca seja não só vista por eles, como também conquiste a sua confiança — e é justamente nesse contexto que entra a segmentação de marketing.
Por não direcionarem a devida atenção a essa questão, algumas empresas (inclusive aquelas que já têm anos de mercado) acabam se atrapalhando em seus planos de marketing, uma vez que não se deram conta da importância de compreender melhor os seus consumidores.
Pensando nisso, preparamos este artigo para orientar você quanto à segmentação de marketing, explicando qual é o papel dessa ferramenta para um negócio e como ela pode ser executada de forma efetiva. Vamos lá?
O que é a segmentação de marketing?
Para entender como a segmentação deve ser feita, é preciso antes saber qual é o seu papel dentro de um planejamento de marketing. Primeiramente, saiba que todos os tipos de negócio, independentemente do tamanho, precisam se preocupar em criar uma segmentação otimizada, direcionando esforços para o público que se deseja alcançar.
Para isso, é necessário fazer muita pesquisa, sobretudo baseando-se em dados criados e analisados, de modo a identificar corretamente o mercado em que você atua ou pretende atuar e seu público-alvo.
Tendo essas informações em mãos, é possível criar a segmentação de marketing, que se trata nada mais nada menos que a identificação — dentro de uma grande quantidade de pessoas que são interessantes para o seu negócio — de grupos reunidos de acordo com seus interesses e características que possuem em comum.
Em outras palavras, é a divisão do seu mercado em grupos de clientes, cada grupo com seus comportamentos, desejos e necessidades semelhantes. Dessa forma, é possível criar ações e estratégias de marketing específicas para cada segmento, conseguindo então atingir de fato o consumidor.
Nesse contexto, é fundamental saber analisar as tendências que cada um desses segmentos possui em comum, bem como quais são as suas percepções e reações a determinados produtos e campanhas. Esses são dados de grande relevância, já que servirão como guia para as suas ações.
As vantagens da segmentação de marketing
Quando feita de modo adequado, a segmentação não só ajuda a determinar com qual público você deseja se comunicar, como também:
- na criação de um relacionamento duradouro;
- na definição das melhores estratégias de comunicação (linguagem, canais etc.);
- na eficiência das campanhas;
- na alocação de recursos;
- na conquista do mercado, tornando a marca referência;
- na diminuição do tempo de venda.
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Como realizar a segmentação de marketing de forma efetiva?
Faça a divisão geográfica
Para quem quer fazer uma segmentação de marketing eficiente, segmentar geograficamente o consumidor é uma estratégia fundamental. Isso porque a região onde se vive é um dos fatores que pode influenciar diretamente o comportamento de consumo do público-alvo.
Quer um exemplo disso? Vamos começar com algo que parece trivial, mas faz toda a diferença nesse contexto. Se você possui uma rede de restaurantes e deseja elaborar um bom plano de marketing para um estabelecimento numa região que fica próxima ao mar, por exemplo, pode inserir no cardápio elementos típicos da culinária litorânea.
Já uma fábrica de sorvetes, por exemplo, que deseja expandir para o Sul do Brasil, região famosa pelas baixíssimas temperaturas no inverno, precisa adotar uma estratégia de marketing para abordar públicos com hábitos de consumo diferentes daqueles que vivem em regiões mais quentes, como Norte e Nordeste.
Divida o público psicograficamente
Aqui, o perfil psicológico está mais ligado ao estilo de vida, à personalidade, às crenças e aos valores do consumidor, algo que comprovadamente é de grande importância para o marketing. Tendo essa percepção, é possível se conectar com mais facilidade ao público, conquistando-o, engajando-o, fidelizando-o e até mesmo fazendo deles embaixadores da sua marca.
Entre os atributos considerados em uma segmentação psicográfica podemos considerar:
- metas profissionais e de consumo;
- relações pessoais e familiares;
- questões sociais;
- costumes e tradições.
Por fim, alguns exemplos de segmentação nesse sentido são:
- vegetarianos;
- hipsters;
- geeks;
- pessoas que adotam um estilo de vida saudável;
- aventureiros, entre outros.
Para realizar essa segmentação são utilizados dados demográficos, socioeconômicos e geográficos, que por sua vez podem ser obtidos na geração e na análise de leads, por exemplo.
Realize a divisão demográfica
A segmentação demográfica é aquela que engloba as principais características do seu público-alvo, ou seja, informações bastante específicas como sexo, idade, condição financeira, religião, ocupação, entre outras. Ter o conhecimento desses dados tornará possível a definição do preço do seu produto/serviço, entendendo também de que forma a comunicação com o cliente deve ser conduzida.
Alguns exemplos de segmentação demográfica podem ser:
- jovens de 20 a 30 anos, universitários, solteiros e sem filhos;
- donas de casa das classes B e C, casadas e com filhos;
- mulheres de 30 a 45 anos, casadas e que trabalham fora.
Segmente o público-alvo por comportamento
A segmentação por comportamento, de forma geral, lida com a forma com a qual o cliente se comporta durante o processo de compra. Para isso, são analisadas questões como:
- frequência de uso — os clientes usam o produto/serviço que você oferece diariamente? Semanalmente? Mensalmente?
- sensibilidade ao preço — eles compram apenas quando o produto está em oferta, ou o adquirem mesmo quando há aumento de preço?
- benefícios — o cliente costuma comprar somente quando são oferecidos brindes?
- fidelidade à marca — ele costuma comprar da concorrência?
Essas questões podem ser estabelecidas graças à análise de dados, sobretudo quando se usa sistemas de CRM ou automação de marketing, por exemplo. Dessa forma, torna-se possível identificar padrões de uso e com isso promover ações mais assertivas, procurando sempre melhorar a experiência do cliente.
Pronto! Agora você já conhece a importância da segmentação de marketing para um negócio. Lembre-se de que é somente conhecendo a fundo o seu consumidor, entendendo quais são seus hábitos, comportamentos, necessidades e anseios que será possível elaborar planos assertivos para conquistá-lo.
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Ter sua própria web rádio significa que você terá o controle total de sua rádio. No entanto, esse controle traz diversas responsabilidades. Fazer transmissões ao vivo, criar listas de músicas para transmissões ao vivo ou Auto DJ, manter conteúdo atualizado, formar uma audiência, entre várias outras responsabilidades. Algumas dessas responsabilidades são difíceis, portanto, separamos uma lista com 14 dicas incríveis para a sua rádio online. CONFIRA!
13. Faça transmissões ao vivo
Se você faz transmissões ao vivo em rádio online, é absolutamente necessário estar atento ao tipo de locutor de rádio que você é. Existem diversos tipos de locutores e locuções e você precisa definir e entender qual é o público que você quer cativar. Segundo o IBOPE 86% da população brasileira ouvem rádio dos mais variados tipos. O consumo da rádio pela internet tem aumentado cada vez mais, que é uma ótima oportunidade para você conseguir conquistar seu público com as suas transmissões. Essa pode não ser uma tarefa fácil para os mais inexperientes então separamos 10 erros comuns ao transmitir ao vivo na rádio (E como evitá-los).
12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio
A qualidade da música que você toca em suas transmissões é de extrema importância para quem está ouvindo a sua rádio. Certifique que seus arquivos de áudios não contem falhas, ruídos estranhos e o volume das faixas. Quem é cliente Maxcast sabe que a nossa plataforma faz o nivelamento automático do volume da música. Quanto às transmissões de rádio ao vivo, verifique se você está suficientemente próximo do microfone, se fala de forma clara e em voz alta o suficiente para que seus ouvintes entendam bem.
11. Escolha o gênero musical
Quanto mais específica for a sua web rádio, mais fácil será na hora de identificar o seu público. Além disso, apelar para um gênero musical o ajudará a desenvolver ouvintes fiéis. Obviamente, há uma linha tênue com o quão específico você pode ser para não afastar os ouvintes que possam ter algum interesse em sua web rádio. Escolher um gênero musical para a sua rádio não quer dizer que toda a sua programação, necessariamente toque apenas um estilo de música, mas sim, tocar músicas que sejam compatíveis com o gênero que você escolheu. Existem comunidades em torno de todos os gêneros de música; portanto, tente descobrir tudo sobre a comunidade em torno desse conteúdo.
10. Mantenha sua marca consistente
A marca da sua web rádio precisa ser poderosa e consistente para realmente alcançar e ressoar com as pessoas. Sem consistência, sua web rádio se torna facilmente esquecível. Se comunicar com os ouvintes através das redes sociais vai estreitar o seu vínculo com eles e isso é ótimo. Manter um relacionamento próximo aos seus ouvintes é a melhor forma de se manter consistente, assim, quando você iniciar uma transmissão ao vivo, além das músicas, você pode fazer dedicatórias, mandar recados e comunicados mais direcionados aos seus ouvintes.
9. Conheça seus ouvintes
Como dito no tópico acima, a sua relação com os ouvintes é primordial para o sucesso da sua web rádio. Aproveite o tempo para pesquisar seu público e realmente entendê-lo. Mesmo se você não tiver muitos ouvintes, use o que você sabe sobre o público em torno do conteúdo reproduzido para entender quem provavelmente ouvirá sua emissora. Informações demográficas, interesses, estilos de vida, preferências etc. são coisas importantes que você deve saber sobre seus ouvintes. Quanto melhor você os conhecer, melhor será capaz de atraí-los. Realize pesquisas, adicione um chat em seu site, faça enquetes e deixe um espaço para sugestão. Todos esses recursos você já tem disponível em seu site administrável. Aproveite também para adicionar seus canais de comunicação como: Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.
8. Construa Relacionamentos
Além de conhecer seus ouvintes, você deseja criar relacionamentos com eles e com outros locutores. Construir relacionamentos com as pessoas significa que você está divulgando a sua web rádio e se envolvendo com outras pessoas. Interaja com seus ouvintes que estão conversando no chat no site da sua rádio, por e-mail e redes sociais. Saber como utilizar as redes sociais nos tempos de hoje é muito importante e sua web rádio precisa estar presente em todas elas. Criando essa relação mais próxima com eles, te permitirá convidá-los para uma participação especial em sua rádio. Dessa forma eles se sentirão parte da web rádio cativando não só esse, mas todos os outros que ouvirem ou participarem.
7. Crie um site
Os sites são incrivelmente importantes porque você tem um local onde seus ouvintes acessam para ouvir a sua web rádio, ter informações das programações e locutores e interação com a rádio. Personalizar o site da sua web rádio é muito importante, pois os ouvintes não se sentem atraídos somente pelas músicas e transmissões da web rádio. Como mencionado anteriormente a relação com o seu ouvinte é fundamental, logo, um site apresentável é a peça chave para cativar ainda mais seus ouvintes.
O novo site administrável da Maxcast veio cheio de novidades e recursos. Ele é equipado com enquetes, programações, programação da rádio, redes sociais e muitos outros recursos. É capaz de atender todos os públicos nas as versões completa onde você tem total controle dos elementos que compões o site da rádio, ou na versão hotsite, que é simples e poderoso. O hotsite é de rápida personalização, ótimo pra quem quer praticidade e rapidez na hora de personalizar o site da web rádio.
6. Use as redes sociais
Utilizar as redes sociais pode parecer simples. É só criar um perfil em cada plataformas e postar algumas coisas lá ocasionalmente, certo? Errado! Para divulgar a sua web rádio e envolver os ouvintes atuais, você deve dedicar um tempo significativo às redes sociais. Cada rede social tem a sua particularidade e seus ouvintes se comportam de maneira diferente em cada uma delas, pode parecer um pouco complicado no inicio, temos um artigo que traz várias dicas de como escolher em qual rede social inserir a sua web rádio.
5. Tenha visibilidade
Verifique se o título e a descrição do site da sua web rádio incluem palavras-chave que as pessoas podem pesquisar online. Além disso, inclua palavras-chave no corpo do site da rádio. Deixe sempre bem exposto o nome da sua rádio e suas redes sociais. Nos seus perfis nas redes sociais, inclua links para o site da sua rádio para facilitar o direcionamento das pessoas até sua web rádio.
4. Personalize sua comunicação
Personalize sua comunicação com seus ouvintes. Se você cria uma lista de e-mails e envia e-mails aos seus ouvintes, não deixe de ser caloroso e convidativo. Faça o mesmo quando for responder os ouvintes nas redes sociais. Você pode até usar as redes sociais compartilhar informações sobre sua web rádio para os ouvintes falando sobre o conteúdo que você reproduz. Nesse caso, verifique se você está adicionando um toque pessoal e não parece estar enviando spam ou e-mails/mensagens em massa. Quanto mais as pessoas sentem que você é genuíno e confiável, maior a probabilidade de elas se tornarem ouvintes leais.
3. Verifique os acessos
Dê uma olhada nas suas estatísticas e fique de olho nas tendências. O número de ouvintes que você recebe em determinados horários deve indicar como você ajusta sua programação. Se possível aproveitar esses horários de maior acesso para iniciar uma transmissão ao vivo para ter um contato mais próximo com esses ouvintes.
Fonte: Kantar IBOPE Media 2018
2. Mantenha programação atualizada
Essa pode parecer óbvia, mas ninguém quer ouvir exatamente o mesmo grupo de músicas toda vez que conectar a sua rádio. Crie frequentemente listas de reprodução com novas músicas. Além disso, ouça suas listas de reprodução o tempo todo. Você é o melhor juiz para saber se suas listas de reprodução são atraentes. Se você estiver utilizando o Auto DJ, lembre-se de trocar algumas músicas de vez em quando. Manter a sua lista de música atualizada é fundamental!
1. Divirta-se!
Toque a música e o conteúdo que
você gosta. Se você é apaixonado por um determinado gênero de música e/ou transmissão ao vivo de rádio e o incorpora à sua transmissão, essa paixão se traduz em mais ouvintes. Se você faz as suas transmissões rádio com amor, seus ouvintes vão amar ouvi-la.
Se você está apenas começando sua web rádio ou está transmitindo por algum tempo, essas dicas podem ajudá-lo a criar a melhor web rádio possível. Sejam essas dicas novas informações ou apenas lembretes, buscar novos conhecimentos é crucial para o crescimento da sua rádio, assim como essas, você encontra outras dicas em nosso blog. esperamos que sejam úteis na sua jornada de transmissão! Deixe seu comentário ai embaixo dizendo o que achou e compartilhe com os seus amigos.
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