Índice
- 1. O tempo certo é tudo!
- 2. Torne os anúncios relevantes
- 3. Esteja preparado!
- 4. Seja você mesmo
- 5. Qual microfone usar?
- 6. Ouça seus convidados
- 7. Não interrompa seus convidados!
- 8. Ouça outras rádios
- 9. Dê detalhes
- 10. Não exagere nos efeitos
- 13. Faça transmissões ao vivo
- 12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio
- 11. Escolha o gênero musical
- 10. Mantenha sua marca consistente
- 9. Conheça seus ouvintes
- 8. Construa Relacionamentos
- 7. Crie um site
- 6. Use as redes sociais
- 5. Tenha visibilidade
- 4. Personalize sua comunicação
- 3. Verifique os acessos
- 2. Mantenha programação atualizada
- 1. Divirta-se!
Aqui estão 10 erros comuns a serem observados quando você estiver em uma transmissão de rádio ao vivo!
Todos nós cometemos erros. Especialmente quando estamos fazendo algo completamente novo para nós! Então, para ajudá-lo, decidimos mostrar 10 erros comuns que as pessoas cometem.
1. O tempo certo é tudo!
Pense no que seu público faz em diferentes partes do dia. Por exemplo, a maioria das estações de rádio tradicionais tem um programa no período da manhã para quando o público vai para o trabalho ou leva as crianças para a escola. Esse programa geralmente possui músicas de estilo familiar e de gosto popular. Além disso, a maioria dos anúncios será destinada aos pais ou famílias. Saber como identificar o que é relevante em seu conteúdo para os ouvintes da sua rádio é de extrema importância, tudo isso vai cooperar para que você consiga conversar melhor com seus ouvintes e cativá-los ainda mais.
2. Torne os anúncios relevantes
Novamente, é hora de pensar em seu público e em quem eles são. É vital garantir que seus anúncios sejam relevantes para o seu público-alvo. Caso contrário, os anúncios vinculados em sua rádio não terão relevância para seu público. Por exemplo, se a sua rádio tem um gênero musical predominante e seus ouvintes vão até a ela para ouvir esse estilo de música, faça anúncio de festas, shows ou eventos que seja compatível com o gênero musical da sua rádio e coloque esses anúncio para tocar nos horários que sua rádio tem o maior volume de ouvintes. Saber como vender espaços de anúncios na sua web rádio vai ajudar nos custos dela podendo até lucrar com isso.
3. Esteja preparado!
A preparação para o seu programa de rádio é tudo. Há muitas histórias de apresentadores de rádio que entram ao vivo sem se preparar e as coisas não vão nada bem durante a locução do programa, como exemplo, veja o vídeo abaixo onde o programa Pânico da rádio Jovem Pan faz um compilado de erros que os locutores e radialistas cometeram ao vivo.
Tendo isso como exemplo, se prepare e faça algumas anotações. Comece com o que você realmente precisa dizer neste programa. Em seguida, faça uma lista das coisas que você PODERIA dizer durante o show para preencher o tempo. Dessa forma, você estará muito melhor preparado para a locução.
4. Seja você mesmo
Muitos iniciantes tentam criar um “personagem” enquanto conversam com seu público, mas a melhor ideia é ser você mesmo. Injete sua própria personalidade em seu programa de rádio e seu público retornará, não pela música e sim por você. Tem uma história engraçada? Fale sobre isso. Você tem uma pergunta estranha em sua mente? Pergunte ao seu público. Algo derrubou seu dia? Fale sobre isso (talvez com uma perspectiva positiva do caso!). Os ouvintes geralmente gostam de locutores que soam como um bom amigo conversando com eles.
5. Qual microfone usar?
Se você estiver fazendo um talk show e o seu microfone estiver desagradável, dificilmente os ouvintes vão querer ficar em sua rádio. É realmente difícil ouvir um longo programa de entrevistas se você mal consegue entender o que os anfitriões estão dizendo. Microfonias, interferências ou ruídos também são extremamente desagradáveis. Tente obter um microfone decente que seja agradável e claro, defina seus níveis antes de começar a transmitir. Tente transmitir a partir de uma sala agradável, não precisa ser um estúdio ou sala acústica, um ambiente tranquilo que vá favorecer a audição da sua voz está de bom tamanho. O microfone não precisa ser caro para ter uma boa qualidade de áudio, existem diversas alternativas de baixo custo que irão servir para a sua rádio e seus ouvintes irão ouvir sua voz com clareza.
Surgiu uma dúvida de qual equipamento usar? Nesse artigo eu falo quais os principais equipamentos necessários para uma rádio.
6. Ouça seus convidados
Se você estiver fazendo uma entrevista, a pior coisa que você pode fazer é simplesmente seguir sua lista de perguntas de forma linear. Ouça as respostas dos seus convidados e responda elas em uma conversa real. Por exemplo, se o seu convidado é uma celebridade, pergunta a ele como ficou famoso, se na resposta ele mencionar a dificuldade em alcançar o estrelato, não ignore isso. Esse é um ponto fantástico para uma discussão! (desde que eles se sintam à vontade para discutir sobre o assunto, obviamente) Então pergunte sobre isso a seguir. Pode não estar na sua lista de perguntas, mas pode levar a uma história melhor do que o planejado.
Como dito no item 3, fazer um script e se preparar é fundamental, caso estiver com dúvidas de como criar um script de rádio, esse artigo tem ótimas dicas de como criar o seu.
7. Não interrompa seus convidados!
Se você tem um programa em que os ouvintes participam ao vivo com você no Studio online, não o interrompa, ouça o que ele tem para falar para depois dar seu próprio ponto de vista. Não é apenas extremamente rude, mas você não está deixando o ouvinte expressar seu ponto de vista, que é o ponto principal de se ter um programa em que os ouvintes possam interagir. Haverá momentos em que você terá que cortá-los, como se eles começarem a xingar ou se o tempo estiver acabando, mas, fora isso, deixe-os falar e dê a sua opinião quando terminar o ponto.
8. Ouça outras rádios
Uma quantidade surpreendentemente alta de novos locutores não tem o costume de ouvir outras rádios. Ouça diferentes tipos de estações de rádio. Ouça rádios locais, nacionais, internacionais, músicas, talk shows, etc. Faça anotações sobre o que você acha que soa bem e novas ideias. Dessa forma, você pode descobrir o que fazer e o que não fazer quando estiver ao microfone. É importantíssimo buscar dicas e inspirações para ser mais criativo durante a locução.
9. Dê detalhes
Os ouvintes trocam de estações de rádio o tempo todo, por isso, pode ser bastante frustrante sintonizar no meio da uma música, gostar e o ouvinte não saber qual música estava tocando. Repita o nome da música no final. Verifique se você está constantemente dando detalhes! Sim, você já deve ter dito o nome da música e do artista quando começou, mas durante a música você pode ter 50 novos ouvintes que aguardam ansiosamente o nome da música. É por isso que os apresentadores de rádio também repetem a hora, a data e o nome com frequência, para que os novos ouvintes possam se beneficiar. Isso é ótimo para não deixar ninguém de fora, criar engajamento com os ouvintes é indispensável e assim eles se tornam ouvintes fieis.
10. Não exagere nos efeitos
Você certamente já sintonizou em alguma rádio e não conseguiu identificar qual música estava tocando pela quantidade de efeitos que o locutor inseriu na música, uma bagunça total! Isso pode ser muito desconfortável para os ouvintes, antes de adicionar algum efeito nas músicas ao vivo, faça um teste antes de iniciar a transmissão e veja qual é o melhor para a música e se possível, já grave a música remixada para usar durante a transmissão, assim você tem menos trabalho durante a transmissão e pode se concentrar nas outras tarefas.
Espero que isso lhe dê uma ideia de algumas coisas a serem evitadas quando você começar a apresentar na sua rádio. Se você lembrar de mais algum erro que é comum durante uma transmissão ao vivo, compartilhe-o com todos os outros nos comentários abaixo!
Ter sua própria web rádio significa que você terá o controle total de sua rádio. No entanto, esse controle traz diversas responsabilidades. Fazer transmissões ao vivo, criar listas de músicas para transmissões ao vivo ou Auto DJ, manter conteúdo atualizado, formar uma audiência, entre várias outras responsabilidades. Algumas dessas responsabilidades são difíceis, portanto, separamos uma lista com 14 dicas incríveis para a sua rádio online. CONFIRA!
13. Faça transmissões ao vivo
Se você faz transmissões ao vivo em rádio online, é absolutamente necessário estar atento ao tipo de locutor de rádio que você é. Existem diversos tipos de locutores e locuções e você precisa definir e entender qual é o público que você quer cativar. Segundo o IBOPE 86% da população brasileira ouvem rádio dos mais variados tipos. O consumo da rádio pela internet tem aumentado cada vez mais, que é uma ótima oportunidade para você conseguir conquistar seu público com as suas transmissões. Essa pode não ser uma tarefa fácil para os mais inexperientes então separamos 10 erros comuns ao transmitir ao vivo na rádio (E como evitá-los).
12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio
A qualidade da música que você toca em suas transmissões é de extrema importância para quem está ouvindo a sua rádio. Certifique que seus arquivos de áudios não contem falhas, ruídos estranhos e o volume das faixas. Quem é cliente Maxcast sabe que a nossa plataforma faz o nivelamento automático do volume da música. Quanto às transmissões de rádio ao vivo, verifique se você está suficientemente próximo do microfone, se fala de forma clara e em voz alta o suficiente para que seus ouvintes entendam bem.
11. Escolha o gênero musical
Quanto mais específica for a sua web rádio, mais fácil será na hora de identificar o seu público. Além disso, apelar para um gênero musical o ajudará a desenvolver ouvintes fiéis. Obviamente, há uma linha tênue com o quão específico você pode ser para não afastar os ouvintes que possam ter algum interesse em sua web rádio. Escolher um gênero musical para a sua rádio não quer dizer que toda a sua programação, necessariamente toque apenas um estilo de música, mas sim, tocar músicas que sejam compatíveis com o gênero que você escolheu. Existem comunidades em torno de todos os gêneros de música; portanto, tente descobrir tudo sobre a comunidade em torno desse conteúdo.
10. Mantenha sua marca consistente
A marca da sua web rádio precisa ser poderosa e consistente para realmente alcançar e ressoar com as pessoas. Sem consistência, sua web rádio se torna facilmente esquecível. Se comunicar com os ouvintes através das redes sociais vai estreitar o seu vínculo com eles e isso é ótimo. Manter um relacionamento próximo aos seus ouvintes é a melhor forma de se manter consistente, assim, quando você iniciar uma transmissão ao vivo, além das músicas, você pode fazer dedicatórias, mandar recados e comunicados mais direcionados aos seus ouvintes.
9. Conheça seus ouvintes
Como dito no tópico acima, a sua relação com os ouvintes é primordial para o sucesso da sua web rádio. Aproveite o tempo para pesquisar seu público e realmente entendê-lo. Mesmo se você não tiver muitos ouvintes, use o que você sabe sobre o público em torno do conteúdo reproduzido para entender quem provavelmente ouvirá sua emissora. Informações demográficas, interesses, estilos de vida, preferências etc. são coisas importantes que você deve saber sobre seus ouvintes. Quanto melhor você os conhecer, melhor será capaz de atraí-los. Realize pesquisas, adicione um chat em seu site, faça enquetes e deixe um espaço para sugestão. Todos esses recursos você já tem disponível em seu site administrável. Aproveite também para adicionar seus canais de comunicação como: Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.
8. Construa Relacionamentos
Além de conhecer seus ouvintes, você deseja criar relacionamentos com eles e com outros locutores. Construir relacionamentos com as pessoas significa que você está divulgando a sua web rádio e se envolvendo com outras pessoas. Interaja com seus ouvintes que estão conversando no chat no site da sua rádio, por e-mail e redes sociais. Saber como utilizar as redes sociais nos tempos de hoje é muito importante e sua web rádio precisa estar presente em todas elas. Criando essa relação mais próxima com eles, te permitirá convidá-los para uma participação especial em sua rádio. Dessa forma eles se sentirão parte da web rádio cativando não só esse, mas todos os outros que ouvirem ou participarem.
7. Crie um site
Os sites são incrivelmente importantes porque você tem um local onde seus ouvintes acessam para ouvir a sua web rádio, ter informações das programações e locutores e interação com a rádio. Personalizar o site da sua web rádio é muito importante, pois os ouvintes não se sentem atraídos somente pelas músicas e transmissões da web rádio. Como mencionado anteriormente a relação com o seu ouvinte é fundamental, logo, um site apresentável é a peça chave para cativar ainda mais seus ouvintes.
O novo site administrável da Maxcast veio cheio de novidades e recursos. Ele é equipado com enquetes, programações, programação da rádio, redes sociais e muitos outros recursos. É capaz de atender todos os públicos nas as versões completa onde você tem total controle dos elementos que compões o site da rádio, ou na versão hotsite, que é simples e poderoso. O hotsite é de rápida personalização, ótimo pra quem quer praticidade e rapidez na hora de personalizar o site da web rádio.
6. Use as redes sociais
Utilizar as redes sociais pode parecer simples. É só criar um perfil em cada plataformas e postar algumas coisas lá ocasionalmente, certo? Errado! Para divulgar a sua web rádio e envolver os ouvintes atuais, você deve dedicar um tempo significativo às redes sociais. Cada rede social tem a sua particularidade e seus ouvintes se comportam de maneira diferente em cada uma delas, pode parecer um pouco complicado no inicio, temos um artigo que traz várias dicas de como escolher em qual rede social inserir a sua web rádio.
5. Tenha visibilidade
Verifique se o título e a descrição do site da sua web rádio incluem palavras-chave que as pessoas podem pesquisar online. Além disso, inclua palavras-chave no corpo do site da rádio. Deixe sempre bem exposto o nome da sua rádio e suas redes sociais. Nos seus perfis nas redes sociais, inclua links para o site da sua rádio para facilitar o direcionamento das pessoas até sua web rádio.
4. Personalize sua comunicação
Personalize sua comunicação com seus ouvintes. Se você cria uma lista de e-mails e envia e-mails aos seus ouvintes, não deixe de ser caloroso e convidativo. Faça o mesmo quando for responder os ouvintes nas redes sociais. Você pode até usar as redes sociais compartilhar informações sobre sua web rádio para os ouvintes falando sobre o conteúdo que você reproduz. Nesse caso, verifique se você está adicionando um toque pessoal e não parece estar enviando spam ou e-mails/mensagens em massa. Quanto mais as pessoas sentem que você é genuíno e confiável, maior a probabilidade de elas se tornarem ouvintes leais.
3. Verifique os acessos
Dê uma olhada nas suas estatísticas e fique de olho nas tendências. O número de ouvintes que você recebe em determinados horários deve indicar como você ajusta sua programação. Se possível aproveitar esses horários de maior acesso para iniciar uma transmissão ao vivo para ter um contato mais próximo com esses ouvintes.
Fonte: Kantar IBOPE Media 2018
2. Mantenha programação atualizada
Essa pode parecer óbvia, mas ninguém quer ouvir exatamente o mesmo grupo de músicas toda vez que conectar a sua rádio. Crie frequentemente listas de reprodução com novas músicas. Além disso, ouça suas listas de reprodução o tempo todo. Você é o melhor juiz para saber se suas listas de reprodução são atraentes. Se você estiver utilizando o Auto DJ, lembre-se de trocar algumas músicas de vez em quando. Manter a sua lista de música atualizada é fundamental!
1. Divirta-se!
Toque a música e o conteúdo que
você gosta. Se você é apaixonado por um determinado gênero de música e/ou transmissão ao vivo de rádio e o incorpora à sua transmissão, essa paixão se traduz em mais ouvintes. Se você faz as suas transmissões rádio com amor, seus ouvintes vão amar ouvi-la.
Se você está apenas começando sua web rádio ou está transmitindo por algum tempo, essas dicas podem ajudá-lo a criar a melhor web rádio possível. Sejam essas dicas novas informações ou apenas lembretes, buscar novos conhecimentos é crucial para o crescimento da sua rádio, assim como essas, você encontra outras dicas em nosso blog. esperamos que sejam úteis na sua jornada de transmissão! Deixe seu comentário ai embaixo dizendo o que achou e compartilhe com os seus amigos.
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2 Comentário
Esse material é muito útil e benéfico para quem está inserido no mundo da comunicação social ou rádio jornalismo. Sou licenciado em engenharia informática, possuo pouco experiência em rádio e tenho uma grande paixão por rádio. Razão pelo qual a minha empresa criou um espaço numa das rádios local e eu sou o apresentador do programa da empresa.
Luis, que currículo fantástico hein? Sua rádio local já tem um app próprio? Porque com tanto talento e conteúdo, é um desperdício ficar limitado a distância das ondas de rádio! veja que todas as grandes rádio hoje tem presença nas redes sociais, e seu próprio aplicativo para que mesmo os brasileiros que moram em países estrangeiros possa ouvir. Se tiver interesse, converse com a gente pelo nosso WhatsApp e no mesmo dia sua rádio vai sair dos limites e ir para o mundo: https://api.whatsapp.com/send?phone=5531992793431