Índice
No universo radiofônico, recursos como sorteios e promoções são muito usados não só para engajar a audiência, mas também para atrair mais ouvintes e fazer com que cada vez mais pessoas conheçam a sua programação, em outras palavras, garantir visibilidade. Para cumprir com esse propósito, existe também outro tipo de ação — e é sobre ela que falaremos neste post. A seguir, você vai aprender como fazer concurso cultural na sua estação.
Os concursos culturais são projetos de incentivo à cultura e/ou recreação. Contudo, não é permitido fazer publicidade nem se associar a nenhum tipo de comércio, marca, serviço ou produto. Mas, você já sabe como eles podem ser lançados e quais regras devem seguir? Para entender melhor sobre o tema, continue a leitura!
Veja o que você precisa saber sobre concursos culturais
Sabe aqueles concursos nos quais o participante é incentivado a cumprir um certo desafio, como escrever algo, tirar uma fotografia criativa, criar um desenho, fazer um vídeo mostrando algum talento, entre outras ações? Saiba que esses são todos exemplos de concursos culturais.
Embora estejam cada vez mais presentes, sobretudo nas rádios e redes sociais, e não precisam de nenhum tipo de registro para acontecer, muita gente ainda não sabe que esse tipo de concurso é regido por uma portaria do Ministério da Fazenda, podendo gerar consequências graves para aqueles organizadores que não seguirem as normas estabelecidas, como veremos adiante.
Confira as regulamentações necessárias
Com o boom das redes sociais, muitas marcas passaram a enxergar nessas plataformas uma excelente oportunidade de marketing digital e de conteúdo. Contudo, também pegou carona nisso tudo o uso desenfreado de concursos culturais para a promoção e divulgação de marcas.
Foi pensando nessa situação que, no ano de 2013, o Ministério da Fazenda publicou a portaria 422/13, estabelecendo uma série de regras para que os concursos culturais fossem aceitos e caracterizados como tal. Dentre as principais, podemos citar:
- a marca não pode veicular sua imagem ao concurso cultural;
- é proibido obrigar os participantes a curtir ou seguir as páginas da empresa nas redes sociais;
- o concurso cultural não pode acontecer exclusivamente nas redes sociais;
- o concurso cultural não pode envolver ações que envolvam sorte, ou seja, os participantes devem ser julgados de acordo com o talento apresentado;
- é proibido oferecer prêmios que sejam produtos ou serviços da empresa realizadora;
- o concurso cultural não deve ser relacionado com datas comemorativas.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Saiba o que acontece com quem descumpre o regulamento
Caso a sua rádio promova um concurso que se diz cultural, mas na realidade não se encaixa no contexto legal desse tipo de ação, seguindo as normas descritas acima, não só ele será descaracterizado, como a estação terá que arcar com consequências:
- pagar uma multa no valor total da premiação;
- ficar até dois anos sem realizar nenhum outro tipo de promoção em qualquer canal, seja redes sociais, jornal etc.
Embora alguns possam fazer afirmações como “sempre fiz concursos culturais sem seguir o regulamento ou promoções sem registro e nunca sofri nenhuma penalidade”, saiba que esse é um risco extremamente grande e desnecessário que você corre.
Não é raro encontrar, no meio jurídico, casos em que empresas de todos os portes são denunciadas tanto pelos participantes do concurso, que se sentem lesados, quanto pela concorrência, que encontra nessa brecha uma oportunidade e tanto para desbancar a sua estação. Tudo isso, além dos problemas jurídicos, pode implicar em publicidade negativa.
Entenda a diferença entre concurso cultural x promoção comercial
Ainda que as duas ações (concurso cultural e promoção comercial) possam parecer similares para muitos, é preciso ressaltar que elas são bastante diferentes. A promoção comercial é uma ferramenta de marketing usada para alcançar e fidelizar novos clientes, aumentando, consequentemente, as vendas da empresa.
Ela pode ser feita por qualquer por pessoa jurídica nas seguintes modalidades:
- sorteio (ou assemelhada);
- vale-brinde (ou assemelhada);
- concurso (ou assemelhada).
Diferentemente do concurso cultural, para que uma promoção comercial seja validada, é preciso obter a certificação da Caixa Econômica Federal (ou Secretaria de Acompanhamento Eletrônico, quando a realizadora é uma instituição financeira).
Por outro lado, ainda que ela também esteja sujeita ao cumprimento de algumas normas , que, se desrespeitadas, geram consequências negativas para a realizadora, a modalidade de promoção permite um grande número de atividades, como a vinculação com marcas e produtos, realização de sorteios, presença de ações exclusivas nas redes sociais, entre outras.
Por fim, outra diferença relevante diz respeito aos gastos. Enquanto nos concursos culturais eles são baixos e básicos, nas promoções comerciais, é preciso que a realizadora pague uma taxa, além dos impostos.
Saiba como fazer um concurso cultural
Agora que você já sabe o que é e como deve funcionar um concurso cultural, separamos dois fatores infalíveis para você realizar uma ação de sucesso para a sua rádio, chamando a atenção do ouvinte e incentivando-o a interagir com a sua estação. Vamos lá?
Planeje bem
Antes de divulgar o seu concurso cultural para os ouvintes, é fundamental elaborar um planejamento adequado para a ação. Estabeleça e deixe claro para a audiência o início e o término da atividade, como e o que fazer para participar, qual será o prêmio (que, neste caso, não pode ser em dinheiro ou vale-compras de qualquer tipo), quando será a feito o anúncio do vencedor e o que ele deve fazer em seguida.
Lembre-se de que não é permitido obrigar o participante a interagir com a sua estação nas redes sociais para que sua participação seja validada, contudo, é interessante apostar na interação espontânea e voluntária.
Escolha prêmios interessantes
Para que o concurso cultural consiga atingir um número satisfatório de participantes, é essencial escolher um prêmio que desperte o interesse dos seus ouvintes. Para isso, procure conhecer tudo sobre o seu público-alvo. Se a sua rádio for esportiva, por exemplo, a ação dificilmente obterá sucesso se o prêmio escolhido for entradas para um evento de moda, por exemplo.
E então, ficou claro como fazer concurso cultural em sua estação? Seguindo a regulamentação para essa ação e contando com o devido planejamento, tenha certeza de que você não só vai manter engajada a sua audiência, como conseguirá conquistar e fidelizar ainda mais ouvintes.
Para continuar sempre por dentro de conteúdos voltados aos apaixonados por rádio, não deixe de curtir agora mesmo a página da Maxcast no Facebook. Até a próxima!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!