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Aqui no blog, você já leu sobre a importância de criar uma persona, produzir conteúdos para atrair mais clientes e analisar dados extraídos do seu site. Todas essas informações só vão fazer real sentido na sua campanha de marketing digital quando trabalhadas com um elemento aparentemente simples, mas essencial para o funcionamento das campanhas e da estratégia de SEO: a pesquisa de palavras-chave.
A principal ferramenta de uma pesquisa precisa ser muito bem pensada e analisada. É por isso que uma boa pesquisa de palavras-chave deve ser feita antes da elaboração de estratégias e pautas para seu negócio.
Mas, como escolher as melhores palavras? Quais ferramentas utilizar nessa pesquisa? É o que você descobrirá neste post. Boa leitura!
O que é palavra-chave?
É o termo usado pela persona para encontrar sua empresa nos resultados de busca, que pode ser formado por uma ou mais palavras. Ao se basear nelas, você pode criar conteúdos com assuntos relacionados ao seu negócio, anúncios para o Google Adwords, posts nas redes sociais etc.
Pense em como faria para procurar confeitarias no Rio de Janeiro: provavelmente você digitaria “confeitarias Rio de Janeiro”, certo? Essas são suas palavras-chave. Com base nela e em variações, você pode criar anúncios no Adwords, Facebook Ads e outras plataformas de anúncio.
Mas, e na criação de blogposts? Vamos para outro exemplo: você tem uma web rádio de rock e quer ser referência para os amantes dos clássicos dos anos 1970. Para atraí-los, precisa pensar em quais conteúdos eles têm interesse de ler e, principalmente, como eles encontrariam esse material em uma busca no Google:
- Woodstock 1969;
- melhores bandas da história;
- maiores canções de rock de todos os tempos;
- guitarras lendárias;
- clássicos do rock.
Todos os itens citados são exemplos de pesquisas (ou seja, palavras-chave) que podem ser temas de vários artigos do seu blog. Como você reparou, alguns exemplos são curtos, com duas palavras, e outros são mais complexos. Veja como funciona:
Head tails
As palavras-chave de cabeça ou head tails são os termos curtos, que levam a resultados genéricos. Numa campanha de anúncios, são elas que resumem o negócio da empresa. Seguindo o exemplo anterior sobre rádio, as palavras seriam “rádio” e “rock”.
Como você pode imaginar, as head tails aparecem em muitos resultados. Consequentemente, a concorrência é gigante e a precisão é menor.
Long tails
Já as palavras-chave de cauda longa são maiores e, consequentemente, mais específicas. Elas podem ser variações da head tail, como “rádio de rock”, “rádio de rock anos 70”, “rádio anos 70” etc. São elas que você deve trabalhar durante sua pesquisa.
As palavras-chave também são usadas para encontrar posts nas principais redes sociais, como Facebook, Twitter e YouTube.
Por meio delas, é possível descobrir o que o cliente pensa sobre o seu produto e/ou serviço, qual a linguagem utilizada por ele, como anda a popularidade da empresa e o que fazer para resolver determinado problema ― o uso dessas plataformas para atendimento é cada vez mais recorrente.
Por fim, vale lembrar que as palavras-chave são parte essencial das técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Elas podem (e devem!) estar presentes em posts de blog, URL’s amigáveis, descrição de produto, landing pages, metadescrições, SEO titles e descrição de imagens.
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O que considerar na escolha das palavras-chave?
As palavras-chave são o ponto crucial para o usuário encontrar seu conteúdo, compartilhá-lo, converter-se em lead e até mesmo efetuar uma compra. Portanto, não basta encher um mesmo texto com esses termos; é preciso criar palavras e conteúdos relacionados a cada nível do funil de vendas.
Quem está fazendo uma busca genérica não se encontra no mesmo estágio de uma pessoa que procura por um item específico (mas, não sabe qual marca escolher) e, principalmente, de quem está a um passo de decidir por seu produto ou serviço.
Novamente, cabe lembrar que você precisa se colocar no lugar da sua persona, ou seja, do seu cliente ideal: que tipo de buscas ele faria para chegar em seu negócio? É preciso ter isso em mente em todas as etapas da jornada do comprador.
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Quais as melhores ferramentas de pesquisa de palavras-chave?
As ferramentas de pesquisa de palavras-chave ajudam você a descobrir quais termos são os mais relevantes para o seu negócio, as variáveis que podem ser utilizadas e os termos que trazem (ou não) retorno. Além disso, algumas geram relatórios sobre o desempenho de cada palavra nos últimos meses. Confira:
Google Keyword Planner
O Keyword Planner é uma funcionalidade do Adwords, ferramenta de criação de anúncios do Google. Para começar a gerar suas palavras-chave, você precisa criar uma campanha no Adwords.
A partir daí, poderá encontrar novos termos usando uma palavra, site ou categoria; ver o volume de pesquisas de cada um e incluir palavras-chave negativas (isto é, aquelas que você não quer que sejam atreladas ao seu negócio). Essa ferramenta sugere palavras-chave com base nas pesquisas feitas nos últimos 12 meses.
Você será capaz de analisar a média de pesquisas mensais feitas no último ano, a concorrência de cada palavra-chave e o valor aproximado de cada custo por clique (CPC).
Por isso, trata-se de uma excelente solução para a análise e a correção de campanhas. Se você quiser, todos os dados podem ser exportados em formato de planilha.
Keywordtool
A Keywordtool funciona como o recurso autocompletar do Google: você digita uma head tail e a ferramenta cria palavras-chave para o seu negócio, com base nas pesquisas já feitas no buscador. Ela também elabora termos para YouTube, Bing, Amazon, eBay e App Store.
A ferramenta pode ser usada gratuitamente, embora exista uma versão paga.
SEMrush
SEMrush é outra ferramenta bem robusta para pesquisas de palavras-chave, tendo mais de 458 milhões de termos armazenados apenas para buscas no Brasil.
Por meio dela, você pode analisar a posição de sua palavra-chave em um motor de busca, o desempenho dela nos últimos tempos e, até mesmo, o agrupamento por categorias. Você pode, ainda, exportar as palavras-chave para outro arquivo ou programa. A ferramenta é paga, entretanto, pode ser testada gratuitamente.
O que é importante considerar na pesquisa de palavras-chave?
Não dá para pensar e escolher palavras sem um mínimo de critérios e planejamento, portanto, confira, a seguir, os principais elementos a se considerar:
Volume de buscas
Por mais que head tails gerem um grande volume de resultados, é importante que sua campanha não se baseie apenas nisso. Procure por palavras mais específicas: isso aumenta as chances de encontrar a persona certa e convertê-la em lead.
Oportunidade de alavancar um termo específico
Na escolha de palavras-chave, é importante descobrir se seu site já aparece quando você usa um termo específico. Além disso, analise se as variações estão gerando cliques, leads e conversões. A pesquisa de palavras deve ser constante, pois é um trabalho de tentativa e erro que não termina com os acertos.
Conforme mencionado, a pesquisa de palavras-chave é de extrema importância para o bom posicionamento do seu site ou anúncio nos motores de busca. Além disso, o uso de ferramentas permite análises mais profundas do desempenho desses termos e, consequentemente, a elaboração de palavras que possam gerar resultados efetivos.
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