Índice
Você já percebeu que, para conseguir autoridade na internet, é preciso fazer conteúdos de qualidade e de forma constante. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, pois exige muita organização, criatividade e pesquisas para realizar tais façanhas.
Por isso, no texto de hoje explicaremos para você o que é um calendário editorial — um aliado importante para manter a consistência das publicações — e qual é a sua importância para administrar um blog ou uma rádio online.
Além disso, forneceremos algumas dicas para auxiliar na realização de produções incríveis para a sua web rádio. Continue lendo e confira!
O que é um calendário editorial?
O calendário editorial, basicamente, é uma forma de organizar o seu dia a dia com relação a um ou mais projetos, como o seu blog e a rádio. Nele você pode visualizar e delimitar quais são os dias em que você pretende postar algum conteúdo on-line, e o seu tema.
Assim, fica muito mais fácil se organizar nas outras datas, sabendo com antecedência os dias especiais para criar conteúdos sazonais e até agendar outros compromissos nos períodos em que estiver livre.
Por que preciso de periodicidade na minha rádio?
Imagine que você seja ouvinte de uma rádio. Ela costuma realizar transmissões todos os dias, porém, há um programa de entrevistas que vai ao ar toda quinta-feira, às 8 da noite, que é o seu favorito.
Em uma dessas semanas, o programa não foi ao ar na data certa, sendo mostrado apenas no dia seguinte, no meio da tarde. E isso se repetiu nas semanas seguintes. Então, com o tempo, você foi perdendo o interesse no programa, pois nunca sabia quando ele passava.
Percebe? Esta é a principal importância de criar um conteúdo frequente e em um horário fixo: as pessoas podem aguardar e até se programar para ver as suas produções. Por isso, não as desaponte.
Quais são os benefícios do calendário editorial?
Caso você trabalhe com outras pessoas, um calendário editorial lhe ajudará muito na comunicação. Isso porque todos poderão organizar a programação semanal ou mensal de forma antecipada, delimitando o papel de cada um no projeto — além de organizar seus dias com base nisso.
Ao planejar, organizar e produzir os conteúdos com antecedência, você terá menos estresse e pressão durante a semana, o que trará mais tempo para descansar e pensar em novos projetos ou melhorias na sua rádio.
Aliás, por que não usar esse tempo para fortalecer a relação com os seus ouvintes, promovendo interação ou os respondendo nas redes sociais?
Outro benefício da utilização do calendário editorial é a não repetição de temas e palavras-chave. Afinal, caso contrário, o seu público pode ficar “enjoado” do assunto. A ferramenta fará com que você explore conteúdos novos e procure se atualizar para trazer publicações originais aos seus leitores e ouvintes.
Ainda assim, vale lembrar que em algumas situações pode ser interessante, ou mesmo necessário retomar a um tema já falado. É o caso da reciclagem de postagens antigas e a adição de novidades ou informações, como notícias ou inovações sobre o tema o qual você aborda em seu projeto.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Como criar um calendário editorial?
Bom, agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios de ter um calendário editorial para a sua web rádio, está na hora de partir para a prática! Para isso, falaremos sobre alguns passos que devem ser seguidos e adaptados conforme a necessidade e o tema do projeto.
1. Planeje a periodicidade da sua rádio
Para definir quando você postará conteúdos novos, é preciso considerar o seu ritmo de produção. Afinal, não adianta fazer a promessa de produzir um post por dia no blog se você não puder cumpri-la.
Cronometre o tempo que leva para gravar um programa da sua rádio e, com base nisso, escolha os dias nos quais as produções ficarão prontas a tempo. Lembre-se de contar com um período de sobra para focar em outros projetos ou pensar em temas para as próximas gravações.
2. Escolha o programa adequado
Tão importante quanto a criação do seu calendário editorial é o local no qual ele ficará. Ele precisa estar acessível a todos os participantes do projeto, caso contrário, eles poderão se esquecer ou alterar a programação.
Se você e os seus colegas de trabalho atuam de forma remota, é possível utilizar programas como o Slack, Soschedule ou até uma planilha do Excel postada no Google Drive. Essas ferramentas permitem que mais de um usuário vejam e façam alterações no calendário de forma on-line.
Já no caso de vocês terem um local específico para trabalho, pode ser interessante imprimir o calendário e colocá-lo na parede. Assim ele ficará visível para todos e, para fazer alguma alteração, só será preciso utilizar post-its colados ao papel.
3. Analise os resultados
Depois de criar e começar a seguir a programação do seu calendário editorial, é preciso analisar os resultados obtidos.
É bastante comum que as primeiras versões tenham algumas falhas, já que contratempos podem atrapalhar o prazo de algumas produções. Assim, é essencial verificar o que deu errado e fazer as alterações necessárias na próxima semana.
Aproveite também esse período para já organizar os eventos do próximo mês — seja para adicionar novos programas e projetos ou marcar reuniões e eventos que tenham a ver com o funcionamento da rádio, ou mesmo a produção de algum quadro específico.
4. Reserve um tempo para você
Uma das consequências de organizar o trabalho é o maior nível de foco, o que resulta em mais produtividade em menos tempo. Então, por que não tirar pelo menos um dia na semana para relaxar? É simples.
Quando descansamos, o nosso cérebro e corpo ficam mais relaxados, permitindo que a nossa criatividade seja aguçada e que tenhamos novas ideias mais facilmente. Além disso, manter-se estressado por um longo período pode causar sérios problemas de saúde, como transtornos de pânico ou enxaqueca.
Enfim, viu como é importante ter um calendário editorial para a sua rádio? É com ele que você poderá se organizar para trazer produções de qualidade e consistência aos seus ouvintes, além de diminuir o estresse envolvido em toda a produção.
Agora, se gostou deste post, aproveite para conferir também como usar as redes sociais. Afinal, elas também precisam de organização!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!