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Um dos maiores desafios das empresas na atualidade é alcançar o sucesso com as suas estratégias digitais. Em razão dessa grande corrida pelas primeiras posições nos sites de busca, hoje vamos te ensinar o que é SEO e como essa tática pode melhorar o seu desempenho online.
Para melhorar os resultados e garantir que as pessoas se interessem pelo seu trabalho é necessário utilizar algumas estratégias de otimização. Chamada de SEO, essa estratégia digital é responsável por garantir um bom ranqueamento nos buscadores como o Google.
Neste texto você vai aprender o que é SEO e como utilizar essa prática para aumentar a sua audiência!
O que é SEO?
A sigla SEO (Search Engine Optimization — otimização para mecanismos de busca, em português) representa a junção de várias táticas utilizadas em páginas da web que procuram melhorar os seus resultados nos mecanismos de busca, gerando tráfego orgânico e autoridade.
Saber o que é SEO e como aplicá-lo em sua página é essencial para crescer no mercado digital. Adotar essa estratégia da maneira correta oferece benefícios como aumentar leads, conquistar novos clientes e melhorar a visibilidade do seu negócio online.
Qual é o objetivo de utilizar o SEO?
Você sabia que 90% dos usuários clicam em sites que aparecem nos primeiros lugares dos mecanismos de busca quando fazem uma pesquisa?
A visibilidade que é proporcionada aos endereços mostrados na primeira página desses mecanismos é muito maior do que os links da segunda página em diante.
Portanto, podemos resumir que o maior objetivo das estratégias de SEO é melhorar o tráfego orgânico de um site ao proporcionar mais visibilidade para as páginas e, em consequência disso, aumentar as vendas ou acessos de uma página da web.
Como utilizar as estratégias de SEO para melhorar os resultados?
Os mecanismos de busca possuem diversos algoritmos que definem quais endereços vão ser disponibilizados na primeira página. No entanto, as regras que determinam essa exposição são alteradas com frequência, sendo assim, é importante estar sempre atento às mudanças realizadas para continuar usufruindo bons resultados.
Os algoritmos que definem as posições dos sites nas buscas são considerados secretos, porém, existem as táticas de SEO que auxiliam no ranqueamento do conteúdo publicado. Por isso, separamos algumas dicas a seguir:
Crie uma estratégia de palavras-chave
Essa é a primeira e uma das dicas mais importantes que recomendamos. As palavras-chave são essenciais para um bom ranqueamento, elas são os termos que serão digitados pelo seu público nos campos de busca do Google.
Comece a pesquisar os termos que mais definem o seu negócio, depois encontre palavras que se relacionem com todo o processo realizado pelo seu cliente até a sua fidelização.
Com esse estudo, você vai conseguir criar uma estratégia de palavras-chave e, a partir disso, elaborar conteúdos pertinentes para o público-alvo, atraindo visitantes qualificados com interesse no serviço que é oferecido pelo seu site.
Publique conteúdos relevantes
Um dos principais fatores para conquistar uma boa posição no Google é a construção de conteúdos relevantes para o público.
Se a escolha das palavras-chave estiver correta, porém, o conteúdo produzido não for coerente com o que foi oferecido ou relevante para o leitor, ele não vai se interessar pela sua página, evitando voltar a acessar as suas publicações.
Produza o seu próprio conteúdo e com qualidade
Nunca copie o material publicado em seu site ou blog de outras fontes e sempre faça questão de escrever e revisar tudo o que é divulgado em suas páginas.
Os algoritmos de ranqueamento não toleram conteúdos plagiados e essa prática pode causar penalização à sua publicação ou até mesmo a todo o seu site. Invista em bons redatores e revisores, pois os algoritmos são capazes de identificar erros de ortografia e gramática em diferentes línguas, inclusive o português.
Além de transmitir uma imagem ruim, conteúdos com muitos erros podem ser considerados spam ou páginas maliciosas, oferecendo riscos de penalização em sua publicação.
O que é a psicologia da busca?
A psicologia da busca é focada em suprir os interesses do público observando suas necessidades, maneira de pesquisar e resultados esperados ao realizar uma procura.
De maneira resumida, a psicologia da busca se concentra no estudo das palavras procuradas pelos usuários para suprir um desejo específico que pode se manifestar de maneiras diferentes. É nessa hora que o marketing digital entra em cena com as estratégias de SEO, oferecendo respostas e soluções para as pesquisas realizadas nos mecanismos de busca.
Existem três tipos de busca que levam o usuário ao Google, e vamos explicar elas para você, confira:
Também conhecida como pesquisa de atalho, essa definição resume as buscas que são realizadas por usuários que já sabem para qual site ou publicação querem ir, mas não conseguem lembrar o endereço.
Um exemplo seria se o usuário pesquisar “Maxcast” ou “blog Maxcast” no Google, dificilmente ele vai acessar outro site uma vez que já tem em mente o que está procurando.
Busca Informacional
Com um nome autoexplicativo, quando o usuário realiza a pesquisa informacional ele busca informações do tipo releases, tutoriais, notícias, descrições etc.
Em razão dessa categoria é que possuir um bom ranqueamento no Google é tão importante. O usuário está procurando informação, mas não sabe onde encontrar, sendo assim, a tendência é que ele acesse os primeiros resultados orgânicos disponibilizados como resposta à pesquisa.
Busca Transacional
Uma pesquisa extremamente valiosa para comércios, principalmente, para e-commerces, a busca transacional define os usuários interessados em realizar uma transação. A ação desejada pode ser efetuar uma compra, encontrar lojas ou praticar qualquer atividade online.
Como funciona o Google?
Agora que você já sabe o que é SEO, como utilizar essa estratégia e conhece a psicologia da busca, é preciso entender como funciona o ranqueamento de páginas no Google para conseguir melhorar os seus números.
Os resultados que aparecem para o público quando uma pesquisa é realizada são divididos em dois grupos cujos significados vamos explicar neste tópico.
Resultados pagos
Esses anúncios aparecem nas primeiras posições dos resultados das buscas e são sinalizados com um aviso de “anúncio”. Para que os links apareçam nessas posições, as empresas utilizam a ferramenta Google Adwords e pagam por esses espaços.
Resultados orgânicos
Abaixo dos sites sinalizados como anúncios aparecem os resultados orgânicos. Focando sempre na qualidade da experiência do usuário, os algoritmos do Google selecionam os endereços que oferecem o melhor conteúdo conforme a sua relevância e autoridade.
Por que é importante utilizar estratégias de SEO?
Conforme apresentamos no texto, o SEO é uma questão muito importante para quem quer uma melhora na visibilidade online e as consequências de conquistar mais acessos em sua página da web.
Quando um site consegue atrair mais visitantes, que estão diretamente interessados no conteúdo produzido, as chances de converter aquele acesso em uma venda, fidelização ou realização de ações sugeridas na publicação sobem e podemos afirmar que a estratégia de SEO foi realizada com sucesso.
Dessa forma, com um bom trabalho de SEO é possível aumentar o seu número de visitas, melhorar as vendas, expandir o número de assinantes e cadastros ou qualquer outra métrica utilizada para a conversão do lead.
É importante ressaltar que o SEO é uma estratégia para ser aplicada em médio e longo prazo, afinal, seus resultados não serão notados imediatamente, e sim quando o seu site se tornar realmente relevante para as métricas dos mecanismos de busca, fazendo com que você apareça nos primeiros resultados da pesquisa dos usuários.
Agora que você já sabe o que é SEO, como utilizar essa estratégia e quais são os critérios utilizados pelo Google para um bom ranqueamento, preparamos uma última dica para a implantação dessa tática em seu site: estruture a sua página para que o leitor se interesse pelo conteúdo de maneira natural e com material relevante para o seu conhecimento.
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