Índice
A web rádio, ou rádio online, é uma das formas mais simples de se realizar o sonho de quem quer ser radialista. Suas principais características são a facilidade de implementação, custos mais baixos e o maior alcance do público.
Porém, para que ela chame a atenção dos ouvintes, precisa ter um segmento bem definido. Este pode ser de notícias, entretenimento ou de um estilo musical — que será nosso foco neste post! Continue a leitura e saiba como montar uma web rádio de funk!
Como montar minha web rádio?
Antes de pensar em investir na sua própria web rádio de funk, você precisa saber como criá-la. Para isso, vamos ensinar um breve passo a passo. Acompanhe.
Adquira os equipamentos
Para uma transmissão de qualidade, sua web rádio precisa contar com certos aparelhos e recursos, que incluem:
- microfone: tenha pelo menos dois. Um para você e outro para um possível convidado ou parceiro de rádio;
- computador: além de gerir a maior parte dos equipamentos, o computador vai armazenar arquivos de áudio, programas completos e as músicas que serão tocadas;
- cadeiras e uma mesa;
- revestimento acústico: essa proteção impede que o som de um ambiente reverbere e passe para outro.
Além dos equipamentos, preocupe-se em adquirir bons programas de edição e de transmissão, além de um plano de internet banda larga para garantir a qualidade.
Prepare os tipos de transmissão da web rádio
A web rádio trabalha com dos tipos de transmissão: a assíncrona ou pré-gravada — em que você armazena os arquivos de áudio em um computador —, e a transmissão em tempo real — em que a programação é transmitida ao vivo. Para ter uma programação dinâmica e ativa em diversos horários do dia, trabalhe com as duas opções.
É importante que você tenha um software, como o Auto DJ, para auxiliar nesse processo. Com ele, poderá colocar no ar os programas gravados e garantir que sua rádio esteja sempre funcionando — mesmo quando não houver um locutor trabalhando no momento.
Adquira um serviço de streaming
O plano de streaming é a peça-chave para colocar sua web rádio no ar. O servidor cria um site para que seus ouvintes possam acessar o endereço da programação, além de fornecer um aplicativo para que eles acompanhem tudo pelo celular.
Ele também oferece suporte para a criação de vinhetas e outros arquivos de áudio. Por fim, vai auxiliar você na transmissão, com uma câmera no estúdio.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Qual a importância de escolher o gênero da web rádio?
O gênero vai ajudar você a traçar um caminho para a web rádio. Sua emissora não poderá abordar todos os assuntos do mundo, portanto, precisa de um tema central. Além disso, essa escolha também vai auxiliar na definição do seu público-alvo.
Uma rádio musical, por exemplo, alterna canções com algumas notícias, comentários e curiosidades, mas não com uma quantidade ou frequência que possa descaracterizar o assunto principal da emissora.
A escolha do gênero vai orientar a criação da sua persona (ouvinte ideal), pois cada tema atrai um determinado tipo de pessoa. Além disso, auxiliará na escolha da linguagem, visto que a abordagem de um mesmo tema varia de acordo com o público — se é adulto, infantil ou jovem.
Ou seja, mesmo que o funk demande mais descontração, os tipos de gírias, expressões e subtemas podem mudar conforme o perfil do ouvinte.
Como criar a programação da minha web rádio de funk?
Para montar a grade da sua rádio, você deve levar em consideração alguns fatores. Veja como começar:
Segmente o seu público
Esse é um fator fundamental na criação da sua web rádio. O funk é um gênero popular e, ao mesmo tempo, com grande conotação sexual. Logo, escolher seu público-alvo impacta diretamente no estilo da música tocada.
Você pretende ter uma rádio voltada para uma faixa etária ampla? Então, não poderá tocar “proibidões” fora do horário noturno. Prefere um público mais adulto? Nesse caso, uma boa sugestão é fazer um programa voltado para funks das décadas de 80 e 90. Além da idade, considere outros fatores.
- Qual o gênero do seu público?
- Qual a classe social?
- O grau de escolaridade?
- Onde reside?
- Quais os hobbies que pratica?
- Com o que trabalha?
- Quantas horas passa na internet?
- Como consome internet: celular, computador ou ambos?
Tudo isso poderá influenciar o gosto musical dos ouvintes e, consequentemente, a sua programação. Além disso, vai ditar o tom do programa e o linguajar apropriado.
Se você deseja atingir vários públicos, segmente a sua programação de acordo com o horário em que as pessoas costumam ouvir. Programas para adultos podem ocorrer durante a noite, madrugada ou manhã; já os conteúdos voltados aos jovens podem ser oferecidos à tarde.
Pense em todos esses fatores, crie a persona — ou seja, a personificação do seu ouvinte ideal — e, a partir daí, será muito mais fácil montar a sua programação.
Faça um questionário
Antes de começar sua web rádio de funk, você pode montar um questionário e postar em suas redes sociais ou em grupos voltados ao gênero. Nele, faça as perguntas voltadas à segmentação de público-alvo e também sobre o que esses ouvintes em potencial esperam encontrar na sua emissora.
Com essa pesquisa, você vai descobrir também qual faixa etária ou classe social está mais disposta a acompanhar sua programação.
Ouça outros programas do mesmo gênero
Vá a outras rádios — convencionais e online —, procure pelos programas de funk e ouça-os com atenção. Então, observe: quais características prendem os ouvintes? Como os locutores se comunicam com o público? Como eles exploram as vertentes do funk? Quais são as músicas mais tocadas? Há espaço para funks mais antigos ou outros gêneros musicais?
Leve convidados
Entrevistas vão acrescentar muito à programação da sua web rádio de funk. Nomes novos ou que estejam despontando, DJs importantes para o crescimento do gênero, produtores musicais, youtubers cantores e outros convidados cativam a audiência, trazem informações interessantes e chamam novos ouvintes.
Use as redes sociais
Não dá para deixar de citar as redes sociais como o grande mote para chamar seu público, não é mesmo? Considerando a importância desses canais, você pode criar perfis em diversas plataformas e aprender a fazer chamadas para cada uma delas.
Além disso, use as redes para interagir com os seus ouvintes: crie enquetes, responda perguntas e divulgue os assuntos dos programas do dia. Faça lives (transmissões ao vivo) e leia perguntas e comentários deixados pelos ouvintes.
Não se esqueça de equilibrar sua web rádio de funk com algumas notícias, entretenimento, curiosidades e entrevistas. Traga outros assuntos para que ela fale um pouco de tudo — sem, é claro, sair do tema principal. Com essas dicas, sua programação terá tudo para fazer sucesso!
Gostou de saber como montar sua web rádio? Para receber mais conteúdos úteis sobre transmissões e segmentos, assine a newsletter da MaxCast e receba tudo diretamente no seu e-mail!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!