Índice
Depois de criar uma rádio, é necessário estruturar uma grade de programação com músicas que estejam de acordo com o público-alvo definido no seu planejamento. Procurar os artistas favoritos da sua audiência e lançamentos que estão subindo nas paradas de sucesso é apenas o início do trabalho.
Hoje em dia, a evolução das plataformas de rádio e web rádio facilitou a maneira de criar um setlist a partir do material definido. Existem várias formas de escolher as músicas que vão tocar nas rádios.
Tradicionalmente, utiliza-se a interação com o público, para que os ouvintes peçam as suas canções favoritas por meio das mídias sociais ou votações realizadas em sites.
Ao abrir a sua rádio para anúncios publicitários, também é possível disponibilizar determinadas músicas conforme o acordo realizado. Durante o lançamento e divulgação de novas músicas e artistas, também são realizados contratos com gravadoras e empresários para que as composições sejam reproduzidas mais vezes durante a programação.
O mais importante é apresentar uma boa programação para a audiência, conforme o que foi planejado durante o processo de criação da rádio. Existem incontáveis ritmos e estilos musicais que podem ser abordados em um setlist, como pop, rock, pagode, samba, gospel, sertanejo etc.
Quer saber como definir as melhores músicas para a sua rádio e agradar o seu ouvinte? Preparamos algumas dicas que vão ajudar você na hora de criar um bom setlist para o seu público. Confira!
Saiba o que a sua audiência quer ouvir
Ao planejar uma web rádio, o público-alvo deve ser definido a partir de determinado estilo musical, que será o carro-chefe da estação, seguido de estilos parecidos ou complementares que possam ser inseridos no setlist. Com essas informações, o trabalho de escolher quais músicas devem fazer parte do repertório se tornará mais prático e rápido.
Em caso de dúvida sobre quais músicas e artistas incluir na programação, uma busca por sites especializados em música e paradas de sucesso compatíveis com o estilo da sua rádio fornece informações que auxiliam nessas situações.
Crie um setlist variado
Nada de jogar um monte de músicas em uma playlist e deixar tocando, pois isso faz com que o seu ouvinte fique entediado e troque a estação, procurando programações variadas.
Crie uma sequência de músicas e estilos atrativos, alternando entre artistas e canções atuais ou retrospectivas com sons que fizeram sucesso no passado, fazendo com que o ouvinte fique interessado e entretido com o conteúdo transmitido.
O segredo de um setlist que garanta a atenção da sua audiência é a variedade, evitando o risco de apresentar um projeto monótono para quem gosta de ouvir a sua rádio como entretenimento.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Peça indicações aos seus ouvintes
A interação com a audiência é fundamental para a criação de um relacionamento sólido com as pessoas que escutam a rádio. A partir desse contato, é possível ter o feedback sobre seu trabalho e receber dicas sobre a aceitação do público. Essa aproximação também é válida na hora de programar o seu setlist.
Pergunte aos seus ouvintes que músicas eles gostariam de escutar durante as transmissões. As respostas podem ser enviadas por meio de mensagens online, votação em site ou pedidos pelas redes sociais, como o Facebook, Instagram ou Twitter.
Essa forma de interação e convívio gera um relacionamento com o público, criando um vínculo entre eles e a rádio.
Procure os lançamentos
Fique sempre atento às notícias sobre os futuros lançamentos dos artistas, pois nessas ocasiões os fãs ficam ansiosos para ouvir os novos singles — músicas promocionais lançadas por cantores e bandas para divulgação — e sempre comemoram quando os escutam nas rádios, geralmente com publicações nas redes sociais. Desse modo, acabam fazendo uma divulgação involuntária da rádio para outros fãs.
Para receber informações sobre as datas de estreia de cada música, é possível entrar em contato com as gravadoras brasileiras e solicitar o cadastro na lista de imprensa. Com esse registro, serão encaminhadas informações exatas sobre os lançamentos de músicas de todos os artistas da gravadora.
Conheça a concorrência
Pesquisar sobre a forma de trabalho do concorrente é uma forma de preparar uma programação diferenciada do que já está sendo oferecido no mercado. Faça uma pesquisa sobre a programação e horários de diversas estações com o mesmo público-alvo. Avalie os pontos positivos e negativos que possam ser utilizados a favor da sua rádio.
Os meios de comunicação que já estão no mercado há mais tempo tendem a ter uma grade de programas estabelecida. Assim, identificar os pontos a serem aperfeiçoados é um passo à frente para conquistar novos ouvintes.
Busque referências
Sabe aquela rádio incrível da qual você sempre foi um grande admirador? Anote as qualidades que sempre chamaram sua atenção e se inspire nelas para elaborar o setlist e a programação.
O mesmo vale para as estações que não são adequadas ao seu gosto. Avalie os motivos pelos quais você não consegue ouvir essa rádio por muito tempo e não cometa os mesmos descuidos com o seu projeto.
Desperte o interesse do ouvinte
Com um setlist interessante, as músicas da sua rádio vão deixar o ouvinte satisfeito com a programação e farão com que ele sintonize na sua estação novamente, mostrando que se identificou com as canções.
Quanto mais próxima do gosto do público for a playlist, maiores serão as chances de que as expectativas dos ouvintes sejam correspondidas, conquistando a preferência da audiência.
Faça acordos com as gravadoras
Sempre que há lançamentos de novas músicas, as gravadoras e os empresários costumam realizar contratos com as rádios.
Esses acordos são benéficos para ambos os lados, pois a música recebe será tocada mais vezes na programação e a rádio terá a oportunidade de tocar os lançamentos antes dos concorrentes, conquistando a atenção do ouvinte desse determinado artista.
Ficou mais fácil entender como uma rádio define as músicas que tocam durante a programação? Essas são as práticas e estratégias mais utilizadas por radialistas para organizarem uma programação que atraia a atenção do ouvinte.
Gostou das nossas dicas? Como você está programando o setlist para a sua rádio? Conte-nos aqui nos comentários!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!