Índice
- Por que é importante expressar emoções por meio da voz?
- Gostando do artigo?
- Como expressar emoções usando a voz?
- 13. Faça transmissões ao vivo
- 12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio
- 11. Escolha o gênero musical
- 10. Mantenha sua marca consistente
- 9. Conheça seus ouvintes
- 8. Construa Relacionamentos
- 7. Crie um site
- 6. Use as redes sociais
- 5. Tenha visibilidade
- 4. Personalize sua comunicação
- 3. Verifique os acessos
- 2. Mantenha programação atualizada
- 1. Divirta-se!
Para um radialista, é muito importante saber expressar emoções usando a voz. O seu ouvinte precisa captar a profundidade do que está sendo dito e, por isso, o locutor deve ser o intermediário capaz de demonstrá-la.
Mas, para transmitir sentimentos em um programa de rádio, você precisa entender quais as vantagens e, principalmente, como fazê-lo. Portanto, confira todas as nossas dicas neste post!
Por que é importante expressar emoções por meio da voz?
Como dissemos ali no início, o locutor é o intermediário entre a notícia e o ouvinte. Portanto, ele deve saber como modular as emoções. Mas, além disso, existem outros motivos para que você adicione esse talento à sua narrativa. Descubra!
Faz com que o ouvinte preste mais atenção
Quando o público consegue detectar qual a emoção que você pretende emitir pela voz, fica mais fácil de identificar o assunto abordado. Ele entenderá quando é hora de uma informação útil para seu dia a dia, uma reflexão, uma fofoca ou, até mesmo, uma piada.
Além disso, a notícia torna-se mais atraente do que quando a locução é linear, sem mudanças no tom. Quando o locutor não consegue expressar emoções, o público não consegue detectar o grau de importância e, portanto, passa batido pela informação.
Aumenta o grau de persuasão
Fica muito mais fácil convencer o seu ouvinte daquilo que está sendo dito quando você expressa emoções pela voz. Fazer a locução como se estivesse lendo um jornal não fará nenhum ouvinte acreditar na notícia.
A fala natural, que carrega emoções por si só, faz com que você pareça verdadeiro para sua audiência. Fale como se estivesse argumentando com um amigo ou conhecido e perceba como você modula a voz durante a conversa.
Além disso, algumas emoções são facilmente confundidas quando você não enxerga o emissor da informação. Portanto, treiná-las fará com que você aprenda recursos para diferenciar, por exemplo, a tristeza do nojo. Isso evitará futuras confusões do público.
Cria relações mais profundas
Quando o locutor demonstra emoções, o ouvinte começa a perceber o lado humano do profissional e, com isso, cria simpatia por ele. É um passo para começar a considerá-lo um amigo. Ele percebe verdade naquilo que ele está dizendo. Por isso, seu discurso ganha mais força.
É fácil encontrar pessoas que têm carinho por um apresentador de televisão ou radialista. Isso acontece pela empatia ou identificação com sua forma de se expressar.
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Como expressar emoções usando a voz?
Existem vários exercícios que ajudarão você a trazer sentimento à locução. Conheça algumas dicas.
1. Use o corpo enquanto fala
Mesmo que seu ouvinte não veja, expressões corporais auxiliam, e muito, na expressão oral. Você já viu aquela pessoa que “fala com as mãos”? Esse recurso ajuda a ter mais confiança na fala, pois é uma forma de transmitir emoção ao interlocutor. Portanto, já que a audiência não verá você, aproveite para expressar-se com mais conforto usando o corpo.
A movimentação facial ajudará muito a modular as nuances que cada palavra pede.
2. Leia as notícias com antecedência
Começar o programa despreparado nunca é bom, principalmente em transmissões ao vivo. Além de ser pego de surpresa com mais facilidade, você não terá tempo de dar o tom necessário que a notícia pede. Portanto, leia a pauta com antecedência e treine a voz com a emoção necessária para cada comentário que pretende fazer.
Uma leitura antecipada também te deixará preparado para pronunciar corretamente termos técnicos ou em outros idiomas sem sair do ritmo.
3. Exercite a sua voz
Exercícios vocais são ótimos para quem precisa falar por muito tempo. Eles mantêm você afinado e com fôlego para apresentar longos programas. Conheça alguns deles:
- vibre a língua pronunciando o “R”;
- leia textos em voz alta;
- inspire e expire, prestando atenção na movimentação do diafragma — isso dará mais fôlego durante a programação;
- faça caretas, exagerando na movimentação da boca e da língua;
- pronuncie as vogais e vá aumentando o som gradativamente;
- articule as palavras com uma caneta entre os dentes;
- circule a língua dentro da boca para a esquerda e para a direita;
- leia trava-línguas.
4. Faça teatro
Demonstrar emoções por meio da voz é, também, atuar. Antes da televisão, o que fazia sucesso nas casas brasileiras eram as radionovelas. Nelas, os atores demonstravam toda a sua capacidade interpretativa. Portanto, por que não exercitar a sua?
As aulas de teatro ajudarão você a expressar-se melhor, tanto física quanto oralmente. Além disso, auxiliam na interação social, trazem mais bagagem cultural e criatividade, que acrescentarão muito à sua programação. Ou seja, você só terá benefícios.
5. Conheça seu ouvinte
É importante saber como sua audiência recebe a informação que você passa. O discurso tem duas camadas: conteúdo e forma. O conteúdo é o texto, a informação em si; já a forma é a maneira como você o transmite.
Além de saber qual conteúdo o seu público prefere ouvir, entender como ele percebe sua forma de locução é ideal para adaptá-la à preferência dele. Lembre-se de que sua rádio não tem razão de existir se não houver audiência para acompanhá-la. Portanto, dê preferência ao gosto dela.
Assim como determinado nicho prefere um discurso mais irreverente, outro já dá mais atenção à fala sóbria ou emotiva. Você descobrirá isso tudo conhecendo seu público-alvo. No entanto, sempre se dirija com respeito, como numa conversa. Isso também ajudará a gerar empatia.
6. Acredite no que está dizendo
Você não transmitirá emoções se não levar o que diz como verdade. Seja entusiasta de suas palavras, acredite no que está dizendo e em como aquela informação pode acrescentar algo para seu ouvinte.
Além disso, quando você tem certeza do seu discurso, sua entonação já transmite sentimentos naturalmente, e a pronúncia flui com muito mais facilidade.
Como você pôde perceber, saber como expressar emoções é um talento essencial ao locutor de rádio. Além de trazer diversas vantagens para sua narração, é algo que acrescentará muito à experiência do público e, consequentemente, aumentará sua audiência. Portanto, não deixe de exercitá-lo.
Agora que você já aprendeu como expressar emoções usando a voz, está na hora de colocar em prática, certo? Descubra como é feita a narração ao vivo e mãos à obra!
Ter sua própria web rádio significa que você terá o controle total de sua rádio. No entanto, esse controle traz diversas responsabilidades. Fazer transmissões ao vivo, criar listas de músicas para transmissões ao vivo ou Auto DJ, manter conteúdo atualizado, formar uma audiência, entre várias outras responsabilidades. Algumas dessas responsabilidades são difíceis, portanto, separamos uma lista com 14 dicas incríveis para a sua rádio online. CONFIRA!
13. Faça transmissões ao vivo
Se você faz transmissões ao vivo em rádio online, é absolutamente necessário estar atento ao tipo de locutor de rádio que você é. Existem diversos tipos de locutores e locuções e você precisa definir e entender qual é o público que você quer cativar. Segundo o IBOPE 86% da população brasileira ouvem rádio dos mais variados tipos. O consumo da rádio pela internet tem aumentado cada vez mais, que é uma ótima oportunidade para você conseguir conquistar seu público com as suas transmissões. Essa pode não ser uma tarefa fácil para os mais inexperientes então separamos 10 erros comuns ao transmitir ao vivo na rádio (E como evitá-los).
12. Tenha cuidado com a qualidade do áudio
A qualidade da música que você toca em suas transmissões é de extrema importância para quem está ouvindo a sua rádio. Certifique que seus arquivos de áudios não contem falhas, ruídos estranhos e o volume das faixas. Quem é cliente Maxcast sabe que a nossa plataforma faz o nivelamento automático do volume da música. Quanto às transmissões de rádio ao vivo, verifique se você está suficientemente próximo do microfone, se fala de forma clara e em voz alta o suficiente para que seus ouvintes entendam bem.
11. Escolha o gênero musical
Quanto mais específica for a sua web rádio, mais fácil será na hora de identificar o seu público. Além disso, apelar para um gênero musical o ajudará a desenvolver ouvintes fiéis. Obviamente, há uma linha tênue com o quão específico você pode ser para não afastar os ouvintes que possam ter algum interesse em sua web rádio. Escolher um gênero musical para a sua rádio não quer dizer que toda a sua programação, necessariamente toque apenas um estilo de música, mas sim, tocar músicas que sejam compatíveis com o gênero que você escolheu. Existem comunidades em torno de todos os gêneros de música; portanto, tente descobrir tudo sobre a comunidade em torno desse conteúdo.
10. Mantenha sua marca consistente
A marca da sua web rádio precisa ser poderosa e consistente para realmente alcançar e ressoar com as pessoas. Sem consistência, sua web rádio se torna facilmente esquecível. Se comunicar com os ouvintes através das redes sociais vai estreitar o seu vínculo com eles e isso é ótimo. Manter um relacionamento próximo aos seus ouvintes é a melhor forma de se manter consistente, assim, quando você iniciar uma transmissão ao vivo, além das músicas, você pode fazer dedicatórias, mandar recados e comunicados mais direcionados aos seus ouvintes.
9. Conheça seus ouvintes
Como dito no tópico acima, a sua relação com os ouvintes é primordial para o sucesso da sua web rádio. Aproveite o tempo para pesquisar seu público e realmente entendê-lo. Mesmo se você não tiver muitos ouvintes, use o que você sabe sobre o público em torno do conteúdo reproduzido para entender quem provavelmente ouvirá sua emissora. Informações demográficas, interesses, estilos de vida, preferências etc. são coisas importantes que você deve saber sobre seus ouvintes. Quanto melhor você os conhecer, melhor será capaz de atraí-los. Realize pesquisas, adicione um chat em seu site, faça enquetes e deixe um espaço para sugestão. Todos esses recursos você já tem disponível em seu site administrável. Aproveite também para adicionar seus canais de comunicação como: Facebook, Instagram, Whatsapp, etc.
8. Construa Relacionamentos
Além de conhecer seus ouvintes, você deseja criar relacionamentos com eles e com outros locutores. Construir relacionamentos com as pessoas significa que você está divulgando a sua web rádio e se envolvendo com outras pessoas. Interaja com seus ouvintes que estão conversando no chat no site da sua rádio, por e-mail e redes sociais. Saber como utilizar as redes sociais nos tempos de hoje é muito importante e sua web rádio precisa estar presente em todas elas. Criando essa relação mais próxima com eles, te permitirá convidá-los para uma participação especial em sua rádio. Dessa forma eles se sentirão parte da web rádio cativando não só esse, mas todos os outros que ouvirem ou participarem.
7. Crie um site
Os sites são incrivelmente importantes porque você tem um local onde seus ouvintes acessam para ouvir a sua web rádio, ter informações das programações e locutores e interação com a rádio. Personalizar o site da sua web rádio é muito importante, pois os ouvintes não se sentem atraídos somente pelas músicas e transmissões da web rádio. Como mencionado anteriormente a relação com o seu ouvinte é fundamental, logo, um site apresentável é a peça chave para cativar ainda mais seus ouvintes.
O novo site administrável da Maxcast veio cheio de novidades e recursos. Ele é equipado com enquetes, programações, programação da rádio, redes sociais e muitos outros recursos. É capaz de atender todos os públicos nas as versões completa onde você tem total controle dos elementos que compões o site da rádio, ou na versão hotsite, que é simples e poderoso. O hotsite é de rápida personalização, ótimo pra quem quer praticidade e rapidez na hora de personalizar o site da web rádio.
6. Use as redes sociais
Utilizar as redes sociais pode parecer simples. É só criar um perfil em cada plataformas e postar algumas coisas lá ocasionalmente, certo? Errado! Para divulgar a sua web rádio e envolver os ouvintes atuais, você deve dedicar um tempo significativo às redes sociais. Cada rede social tem a sua particularidade e seus ouvintes se comportam de maneira diferente em cada uma delas, pode parecer um pouco complicado no inicio, temos um artigo que traz várias dicas de como escolher em qual rede social inserir a sua web rádio.
5. Tenha visibilidade
Verifique se o título e a descrição do site da sua web rádio incluem palavras-chave que as pessoas podem pesquisar online. Além disso, inclua palavras-chave no corpo do site da rádio. Deixe sempre bem exposto o nome da sua rádio e suas redes sociais. Nos seus perfis nas redes sociais, inclua links para o site da sua rádio para facilitar o direcionamento das pessoas até sua web rádio.
4. Personalize sua comunicação
Personalize sua comunicação com seus ouvintes. Se você cria uma lista de e-mails e envia e-mails aos seus ouvintes, não deixe de ser caloroso e convidativo. Faça o mesmo quando for responder os ouvintes nas redes sociais. Você pode até usar as redes sociais compartilhar informações sobre sua web rádio para os ouvintes falando sobre o conteúdo que você reproduz. Nesse caso, verifique se você está adicionando um toque pessoal e não parece estar enviando spam ou e-mails/mensagens em massa. Quanto mais as pessoas sentem que você é genuíno e confiável, maior a probabilidade de elas se tornarem ouvintes leais.
3. Verifique os acessos
Dê uma olhada nas suas estatísticas e fique de olho nas tendências. O número de ouvintes que você recebe em determinados horários deve indicar como você ajusta sua programação. Se possível aproveitar esses horários de maior acesso para iniciar uma transmissão ao vivo para ter um contato mais próximo com esses ouvintes.
Fonte: Kantar IBOPE Media 2018
2. Mantenha programação atualizada
Essa pode parecer óbvia, mas ninguém quer ouvir exatamente o mesmo grupo de músicas toda vez que conectar a sua rádio. Crie frequentemente listas de reprodução com novas músicas. Além disso, ouça suas listas de reprodução o tempo todo. Você é o melhor juiz para saber se suas listas de reprodução são atraentes. Se você estiver utilizando o Auto DJ, lembre-se de trocar algumas músicas de vez em quando. Manter a sua lista de música atualizada é fundamental!
1. Divirta-se!
Toque a música e o conteúdo que
você gosta. Se você é apaixonado por um determinado gênero de música e/ou transmissão ao vivo de rádio e o incorpora à sua transmissão, essa paixão se traduz em mais ouvintes. Se você faz as suas transmissões rádio com amor, seus ouvintes vão amar ouvi-la.
Se você está apenas começando sua web rádio ou está transmitindo por algum tempo, essas dicas podem ajudá-lo a criar a melhor web rádio possível. Sejam essas dicas novas informações ou apenas lembretes, buscar novos conhecimentos é crucial para o crescimento da sua rádio, assim como essas, você encontra outras dicas em nosso blog. esperamos que sejam úteis na sua jornada de transmissão! Deixe seu comentário ai embaixo dizendo o que achou e compartilhe com os seus amigos.
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!