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Para apresentar uma programação de sucesso na sua web rádio, apesar de utilizar somente a voz, a linguagem deve ser bem pensada e simples. Isso significa que mesmo usando a fala, a escrita precisa existir. Por isso um roteiro é indicado para o dia a dia da sua rádio.
As vezes é necessário improvisar, mas empregar o improviso na rotina da sua rádio pode parecer desorganização. E o roteiro existe pra isso, para organizar ideias e pensamentos.
O script tem a intenção de deixar o locutor mais seguro, podendo conter até sinais que indicam qual a entonação da voz a ser utilizada em determinado momento. Além de evitar falhas desnecessárias na hora da locução.
Neste artigo, vamos abordar alguns assuntos importantes para seu roteiro e que vai ajudar, principalmente, na sua programação diária.
Como ter uma promgramação de sucesso na sua web rádio
Uma rádio é basicamente dividida por gêneros: musical, variedade, popular, informativo, esportivo e humorístico. Mas, popularmente e mais dinâmica, assim como o rádio, a maioria se divide em informação, entretenimento e esportes.
Porém, como saber qual tipo de gênero diz mais aos meus ouvintes? É preciso abordar todos eles? Não é necessário ter todos os gêneros na sua rádio. Você pode definir o que quer passar e quais os gêneros abordar.
Para apresentar uma programação de sucesso na sua web rádio, dividimos nosso artigo em três itens que consideramos importantes em todas as rádios:
- Segmentação: é onde falaremos sobre os nossos queridos ouvintes. Nesse item você vai aprender a conhecer o seu ouvinte;
- Intervenções: nesse item vamos abordar o informativo, humorístico e variedade da sua web rádio;
- Músicas: aqui falaremos sobre a playlist de músicas para a sua web rádio.
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1. Segmentação
A audiência é o que mede o tamanho do êxito da sua web rádio. Seja com 10, 100 ou 10000 ouvintes, sempre é bom aperfeiçoar, não é mesmo?
Entender seu público-alvo é um dos fatores relevantes para alavancar sua rádio. Além de melhorar a audiência, a programação passa a ser toda pensada e organizada de acordo com as preferências e características de seus ouvintes, gerando maior fidelização.
Como fazer isso? Tenha bate-papo com seus ouvintes. Abra votações, interações. Utilize seu site, suas redes sociais. Dessa forma, é possível identificar a faixa etária do seu público, sexo, classe econômica, se eles acessam pelo streaming no site ou app.
Outro recurso que é fundamental para conhecer o público-alvo e também verificar a sua audiência é a Estatística com Geolocalização.
Na Estatística com Geolocalização você consegue saber detalhadamente em qual cidade ou país seus ouvintes estão. Dessa maneira, você vai identificar em qual horário a sua web rádio tem mais audiência, consequentemente, qual estilo musical tem a preferência do seu público.
Para isso, é preciso estar atento, porque a geolocalização é em tempo real. Assim você terá que avaliar e comparar para conseguir um resultado mais preciso.
Para acessar a Estatística com Geolocalização, vá até o painel de sua web rádio MaxCast. Lá você vai encontrar o ícone de estatísticas. Dentro desse link você já consegue visualizar a estatística de ouvintes mensal. Nessa mesma tela há um botão no qual, clicando, você saberá quantos ouvintes online naquele momento.
Mesmo com público definido é preciso estar atento. O interesse de seus ouvintes pode mudar. A simpatia diminui e junto dela, a audiência.
Compreender o público-alvo vai te ajudar a produzir a programação de sucesso na sua web rádio. Sabendo onde está o seu público, você consegue gerar maior engajamento. Entenderá exatamente qual melhor horário para colocar aquele programete de humor, horóscopo, as músicas mais pedidas. Você fala diretamente com o público daquela região. A partir daí, os ouvintes perceberão que o bloco musical e os assuntos estão voltados para eles.
2. Intervenções
Minha web rádio pode apresentar uma programação somente com músicas? Pode sim. Mas, porque não acrescentar para seus ouvintes algumas intervenções?
Existem várias maneiras de incrementar a grade de programação da sua rádio. Como exemplo, vamos mostrar alguns serviços que nós da MaxCast oferecemos para nossos clientes complementarem o dia a dia da web rádio:
- Programetes: são pequenos áudios que enriquecem sua web rádio. Programetes de humor, notícia, horóscopo, entre outros;
- Vinhetas: são jingles que destacam o programa, a rádio, ouvintes, entre outros;
- Hora Certa: é um recurso no AutoDJ que você pode acrescentar no intervalo das músicas, para informar a hora exata, diariamente.
Contudo, incrementar com entrevistas e bate-papo também é uma boa pedida, sempre lembrando que entrevistas longas podem ser cansativas. Seus ouvintes podem gostar ou não desse tipo de intervenção. Se esse for o estilo da sua web rádio, ótimo. Caso não seja, vale a pena fazer apenas pequenas inserções informativas.
Para saber melhor sobre o que colocar na grade de programação, é aí que a segmentação, explicada anteriormente, te auxilia.
3. Músicas
Muitos clientes Maxcast nos perguntam se nós oferecemos músicas, nem que seja para o período de teste grátis por 10 dias. Não faz parte dos nossos planos de serviço. Mas faz parte das nossas preocupações com os clientes a qualidade das músicas que são oferecidas aos ouvintes.
No tópico acima falamos da importância de definir o seu público. Tendo isso planejado, agora é a hora de dar aos seus ouvintes uma programação de qualidade. Porque não basta você ter investido em sua web rádio, comprado os melhores equipamentos, isolado a sala para ter uma acústica perfeita, se você não consegue atender seu público com qualidade através da sua programação.
Uma das maneiras de saber por onde seguir, musicalmente falando, é interagir com seus ouvintes. Por meio do seu site, pedidos de músicas, aplicativo, redes sociais é possível conhecer melhor seus ouvintes e identificar onde você pode incrementar, melhorar ou apenas incluir mais canções.
O que está em jogo aqui neste tópico é a relevância da sua web rádio. É preciso estar atento as músicas escolhidas para sua playlist. Escute toda a música antes de acrescentá-la à sua programação. Certifique-se de que é uma música limpa, pura, sem propagandas, narrações ou qualquer outra interferência. Garanta a qualidade da sua playlist e que junto dela não virá nenhuma surpresa, que não seja as que você preparou para seus ouvintes.
Conclusão
Com esses três itens é possível ter uma programação de sucesso na sua web rádio, aumentar a sua audiência, fidelizar seus ouvintes e adquirir mais anunciantes. Além de deixar a sua programação mais coerente e direcionada.
Depois de tudo, fica uma reflexão: o conceito da palavra sucesso.
O sucesso é relativo porque ele está ligado ao objetivo de cada pessoa, de cada empresa. Segundo o professor de Direito e Negociação da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos “Todo mundo tem a chance de definir o que é o próprio sucesso”. Já podemos citar algumas definições conhecidas. Para alguns, sucesso é ter dinheiro, para outros é ser reconhecido e para outros ainda é ter bastante audiência. “Quando você sente prazer, isso traz satisfação e você sente que tem um propósito. Isso é ter sucesso”, explica o professor.
E você já deve ter percebido que é ouvindo seus ouvintes que a programação de sucesso na sua web rádio pode ser alcançada.
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7 Comentário
[…] segundo um estudo desenvolvido no Brasil e na América Latina, 8 em cada 10 ouvintes escutam a programação de suas estações favoritas pela internet pelo menos uma vez por […]
[…] segundo um estudo desenvolvido no Brasil e na América Latina, 8 em cada 10 ouvintes escutam a programação de suas estações favoritas pela internet pelo menos uma vez por […]
Oque eu posso apresentar para ter audiência em um programa no domingo a tarde
Olá Pedro! Isso vai depender de alguns fatores, mas para você identificar qual seria a melhor opção faça uma pesquisa com o seu público, saiba pelo que se interessam. Só conhecendo o seu público você poderá oferecer conteúdos cada vez melhores 😀
[…] para as empresas. As campanhas em redes sociais são uma das principais responsáveis pelo sucesso de uma marca! Existe uma diferença entre publicar conteúdo e realizar uma campanha. Enquanto a […]
[…] A programação deve ser pluralista, dando voz a todos os habitantes da região que queiram se expressar por meio dela. Interessante, não é? Além disso, a emissora não sofre nenhum tipo de censura. […]
Deputado, o senhor tocou em um ponto sensível que gostamos de reforçar para nossos clientes. O senhor como parlamentar, gostaria de dizer muita coisa a seu eleitorado, sem ficar com medo de ser mal interpretado. Nas redes sociais é mais difícil porque muitas das pessoas que acessam, querem apenas ouvir para “achar um problema” em alguma de suas falas e lhe atacar. Com a sua web rádio própria isso é mais difícil porque no geral, só quem é seu eleitor fiel é que vai baixar seu aplicativo e lhe ouvir.
Em uma rádio convencional, o senhor já sofreria censura prévia, já vai querer limitar o que o senhor pode dizer ou não.
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