Índice
Toda grande empresa que se preze deve ter um aplicativo oficial. Ele é uma maneira inteligente de manter contato com o cliente e facilitar conversões.
No entanto, além de ser uma tecnologia de desenvolvimento e manutenção caros, os usuários estão cada vez menos fazendo downloads do tipo. Segundo pesquisa, 60% dos aplicativos disponíveis no Google Play Store nunca foram baixados.
Além disso, desde 2015, o número de downloads vem diminuindo 20% ao ano nos Estados Unidos. E é aí que os Progressive Web Apps (PWA) ganham força.
Quer saber mais sobre o assunto? É só continuar a leitura. Confira!
O que são Progressive Web Apps?
Um Progressive Web App é um conjunto de técnicas de desenvolvimento de aplicações web, que progressivamente vão incluindo novos recursos, antes só possíveis em aplicativos nativos. Traduzindo: é um híbrido de um site com um aplicativo. Com isso, o usuário não precisa fazer download, o site já apresenta o design e a velocidade desejados que, antes, só eram encontrados em um aplicativo.
A ideia principal é que o site adquira progressivamente os benefícios de um aplicativo, o que só tende a beneficiar a experiência do usuário. Como elimina as etapas de buscas em app stores e downloads, o seu uso é facilitado e a retenção é maior.
O PWA precisa ter três características, que são seus pilares.
1. Ser confiável
Todos os links de um PWA tem certificado de segurança. Além disso, você pode contar com o aplicativo mesmo quando está offline. Para que isso ocorra, utiliza-se um proxy escrito em JavaScript, que é responsável por controlar o cache e as requisições do seu navegador de internet.
Com o PWA, os principais recursos do aplicativo web são previamente guardados em cache, o que elimina a dependência de internet para seu carregamento.
2. Ser rápido
Sites responsivos, apesar de adaptados a smartphones e tablets, costumam ser lentos e pesados. O PWA foi pensado exatamente para eliminar essa demora. Ele também tem recursos que facilitam a interação imediata com o usuário.
3. Ser atraente
O Progressive Web App possui interface parecida com a de um aplicativo nativo. Além disso, traz diversos recursos (notificações push, funcionamento offline e splash screen, por exemplo) e a vantagem de não precisar de download.
O PWA também tem acesso a diversas funções dos dispositivos, como geolocalização, câmera, microfone, orientação de tela, status de bateria e velocidade da conexão. Em contrapartida, não alcança tecnologias como bluetooth, NFC e lista de contatos, além de apresentar uma série de restrições em aparelhos iOS.
Gostando do artigo?
Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog
Quais as vantagens dos Progressive Web Apps?
Segundo o Google, o PWA precisa seguir determinadas características. Descubra os benefícios que pode trazer para sua web rádio!
1. Praticidade
Um Progressive Web App funciona em qualquer browser, pois seu princípio é o aprimoramento progressivo tanto do próprio site quanto de sua navegabilidade.
2. Responsividade
Adapta-se tanto a computadores tradicionais quanto a tablets, smartphones e tecnologias que venham a surgir.
3. Conectividade
Graças à tecnologia Service Workers, você pode acessar o aplicativo mesmo se estiver offline ou com a conexão baixa.
4. App-like
O usuário tem a sensação de estar em um aplicativo nativo, pois o PWA é criado com uma arquitetura de shell, ou seja, carrega de forma fácil e confiável.
5. Atualização constante
Novamente em função do Service Workers, o PWA nunca fica desatualizado. Sempre que o usuário o abrir, ele estará com a versão mais recente.
6. Segurança
Trabalha apenas com URLs com https, ou seja, com certificado de segurança.
7. Instalação simples
O usuário não precisa separar um grande espaço de memória para mais um download, é só acessar o site. Além disso, com apenas um clique você adiciona um ícone à tela principal do seu aparelho.
8. Facilidade em encontrá-lo
Graças à especificação W3C do Web App Manifest (arquivo JSON que permite que determinados arquivos apareçam em áreas em que o usuário espera encontrar um aplicativo nativo, como a tela principal do celular), o PWA é facilmente encontrado pelos mecanismos de busca por meio do SEO.
9. Engajamento
O usuário é constantemente engajado por meio de notificações push, ou seja, aquele aviso que aparece na tela mesmo quando você não está com o aplicativo ou site aberto.
10. Compartilhamento
Todos os PWA são compartilháveis por links, o que facilita sua divulgação em redes sociais.
11. Alcance
Seu alcance é consideravelmente maior, mesmo exigindo menos esforço de equipe para sua elaboração.
12. Economia
A arquitetura de um PWA é bem mais simples que a criação e manutenção de um aplicativo. Com isso, a economia para a empresa é bem grande.
Quais empresas tiveram sucesso ao usar Progressive Web Apps?
Apesar de ser um recurso recente (o Google o apresentou em 2015), o PWA já trouxe vantagens para várias empresas. Veja:
Flipkart: o e-commerce indiano teve um aumento de 70% de conversão ao criar o Flipkart Lite, versão PWA do aplicativo. Além disso, o tempo de permanência dos usuários aumentou em três vezes, com um engajamento 40% maior;
Garbarino: a empresa argentina de eletroeletrônicos aumentou em 27% sua taxa de conversão, em 13% seu número de visitantes e em 35% o número de visualizações;
Alibaba: aumentou em 76% o número de conversões, com 14% a mais de usuários ativos no iOs e 30% no Android;
BookMyShow: a empresa de venda de ingressos indiana aumentou em 80% o número de conversões;
The Washington Post: aumento de 23% de retorno dos usuários mobile em sete dias e melhoria de 88% do carregamento;
Housing: aumento de 38% em conversão e diminuição de 40% da taxa de abandono;
OLX: com as notificações push, aumentou em 250% o reengajamento e em 140% os cliques em anúncios. A taxa de abandono diminuiu 80%.
Os Progressive Web Apps são um conjunto de tecnologias que vieram para ficar. Ao juntar a responsividade de um aplicativo com a praticidade do site, os WPAs proporcionam a melhor experiência para o usuário, além de uma capacidade maior de retenção. No entanto, é possível trabalhar com WPA e aplicativo, pois um recurso não exclui o outro.
Gostou de saber mais sobre o uso dos Progressive Web Apps? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui no post!
Ainda não tem uma rádio online para aplicar o que aprendeu com esse artigo? Crie uma web rádio completa na melhor plataforma de Streaming do Brasil!